O campus do Politécnico de Setúbal recebeu pela manhã os 50 alunos do ensino secundário e profissional das escolas do distrito de Setúbal que vão ter a oportunidade de surfar a onda de talento. A Wave of Talent, academia da Forum Estudante, organizada em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, arranca hoje com a sua terceira edição e, durante cinco dias os participantes, os seus participantes vão poder realizar atividades que têm como objetivo o desenvolvimento do talento individual e impulsionar a construção de uma região de Setúbal mais sustentável e inclusiva.

 

 

WoT a beginning

Depois de um primeiro contacto e de organizadas as equipas, fomos recebidos no Anfiteatro da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPS) pelo vice-presidente do IPS, Carlos Mata, que deu as boas-vindas aos jovens e levantou um pouco o véu sobre o que se pode esperar nesta edição da Wave of Talent. Seguiu-se uma apresentação do Politécnico de Setúbal por Ana Sofia Silva, da Divisão de Comunicação e Relações Exteriores, dando a conhecer as escolas do Instituto, a sua oferta formativa e as diversas oportunidades existentes no âmbito académico e profssional. Por fim, teve a palavra o administrador da Press Forum, Félix Pinéu, que falou das várias academias que já foram feitas em colaboração com o IPS, agradeceu a pontualidade de todos os participantes e deixou o mote: "Espero que aprendam e se divirtam muito".

 

DSC 5801

 


Design Thinking: o que é?

Ao longo desta semana na academia Wave of Talent, os 50 participantes vão participar em diversas atividades que têm como base a metodologia Design Thinking. A metodologia Design Thinking pretende propôr soluções criativas para problemas complexos, ficando a saber quais são as reais necessidades da população e também em perceber quem são as pessoas envolvidas. Esta metodologia encontra-se dividida em 5 fases, sendo elas: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. 


 

Ritmo Cooletivo

Feitas as apresentações, seguiu-se a atividade WOTAFLOW. No exterior da ESCE, fomos recebidos pelo professor de Artes e Inclusão Social, Henrique Silva, que coordenou uma atividade de team building, através de uma metodologia de "percursão corporal com marcação rítmica sem qualquer instrumento". "Nesta atividade, o principal instrumento somos nós", explicou o professor. "Vão partir de uma lógica de ritmo pessoal, depois construir um ritmo comum e em equipa eles vão perceber a marcação do ritmo, tudo numa lógica musical que acaba por ser a construção de uma grande equipa", completou. 

 

 

CocriAtividade

A parte da tarde começou com a dinâmica "Raízes do Talento: Semente Digita", que ficou a cargo do professor da ESCE, Rui Alves. "Vamos fazer uma sessão de cocriação onde os grupos vão participar em atividades de brainstormingdesign thinking", começou por explicar Rui Alves. Através da "compreensão de problemas" e "centrados no foco daquilo que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's)" e a partir daí, "gerar soluções para esses problemas". No final, os estudantes ainda puderam fazer uma pequena sessão de prototipagem, com acesso a Legos e cartolinas, criando um "protótipo visual daquilo que é o conceito deles".

 

 

 


  
TESTEMUNHO

«Acho que vai ser uma semana incrível pelas pessoas que cá estão.»

 

DSC 5863 

 

“Gostei imenso. Começámos logo a conviver e a conhecer-nos. Acho que vai ser uma semana incrível pelas pessoas que cá estão. Uma das minhas atividades favoritas foi a atividade de cocriação, para começarmos o nosso projeto. Foi giro fazer o pitch e ter a experiência de falar à frente de pessoas que ainda não conhecemos tão bem e a expôr as nossas ideias. Também gostei imenso desta última atividade para encerrar o dia, que nos permitiu conectar com a natureza e assim desligar de tudo o resto". 

Gabriela Acris, 17 anos, estudante da Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo   

 

O dia terminou com a atividade WOTAFEELING no campus do Politécnico de Setúbal, junto à Escola Superior de Educação (ESE), onde os estudantes puderam percorrer o terreno circundante, descontrair, desligar e entrar em contacto com a natureza. A Wave Of Talent amanhã entra em Palmela e por lá se vai instalar durante todo o dia.